40ª Reunião Anual da ISTSS Da Pesquisa Básica à Pesquisa Aplicada e Além: Avanços na Ciência Translacional em Estudos de Estresse Traumático From Bench to Bedside and Beyond: Advancing Translational Science in Traumatic Stress Studies 25 a 28 de Setembro de 2024 Boston Marriott Copley Place Boston, Massachusetts, USA
A Reunião Anual da ISTSS oferece um fórum para a divulgação de trabalhos teóricos, pesquisas científicas e abordagens clínicas baseadas em evidências nos estudos de estresse traumático. A reunião anual também inclui trabalhos que visam a informar as políticas públicas. No encontro anual, os profissionais e as pessoas envolvidas na área desenvolvem e fortalecem as relações de colaboração para fazer avançar o campo do estresse traumático. Trata-se de uma assembleia internacional e interdisciplinar, que inclui psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, conselheiros, pesquisadores, administradores, defensores de vítimas, jornalistas, clérigos e outros interessados no estudo e no tratamento do estresse traumático.
Muitas pessoas no mundo todo passam por adversidades e traumas significativos, incluindo pandemias, guerras, violência, racismo e opressão histórica. Esses eventos afetam uma ampla gama de desfechos de saúde mental, social e física ao longo da vida. Embora tenham sido feitos avanços significativos no campo dos estudos sobre estresse traumático, o cronograma para a divulgação e implementação dos resultados da pesquisa na prática é mais longo do que o ideal, atrasando as contribuições positivas da ciência em contextos do mundo real. Ainda há uma lacuna crítica na tradução dos resultados das pesquisas básicas para o contexto clínico e, por fim, para a comunidade global mais ampla. Portanto, é necessário que haja uma discussão contínua sobre pesquisas inovadoras, metodologias clínicas e políticas que se baseiem e combinem a teoria do estresse traumático, a ciência básica, a pesquisa experimental, os insights clínicos e a implementação para fazer avançar a prática e a pesquisa sobre o trauma.
A 40ª Reunião Anual da ISTSS se concentrará em estratégias inovadoras para aplicar o conhecimento científico básico à avaliação e ao tratamento do estresse traumático, bem como na tradução de descobertas científicas em intervenções práticas para a comunidade global. Para atingir esse objetivo, buscamos submissões de trabalhos científicos específicos para o campo do estresse traumático em tópicos relacionados, mas não limitados a:
- Aplicação de descobertas da ciência biomédica para informar avaliações e intervenções para sintomas/transtornos de estresse traumático.
- Pesquisas que investiguem os mecanismos psicológicos, biológicos, sociais e comportamentais subjacentes à saúde mental pós-trauma.
- Estudos que adotem uma perspectiva de ciclo vital para abordar a pesquisa translacional.
- Práticas baseadas em evidências e pesquisas inovadoras em ciência básica, desenvolvimento e implementação de intervenções e políticas.
- Abordagens inovadoras de tratamento transdiagnóstico que abordem as variadas consequências do trauma.
- Metodologias de pesquisa e abordagens estatísticas inovadoras para a pesquisa científica translacional.
- Implicações e considerações éticas associadas à aplicação da ciência translacional em estudos de estresse traumático.
- Maneiras de comunicar e disseminar efetivamente a pesquisa para as diferentes partes interessadas.
- Maneiras de cultivar a ciência translacional e o intercâmbio interdisciplinar.
- Desafios e debates na área da ciência translacional.
- A ciência translacional aplicável à comunidade global.
Em linhas gerais, o conteúdo científico desse encontro visa preencher a lacuna entre a pesquisa básica, a pesquisa aplicada e a implementação no campo da ciência do estresse traumático e aprimorar uma tradução direta do conhecimento científico em soluções significativas e viáveis. Em última análise, a meta desse encontro é reduzir a carga de saúde pública e econômica dos sintomas de estresse traumático para a comunidade global, e promover: (a) melhores resultados para os pacientes, (b) a compreensão e o gerenciamento dos sintomas de estresse traumático e (c) a resiliência da comunidade diante do trauma. Você aprenderá a:
- Discutir conceitos e metodologias fundamentais da ciência translacional no contexto dos estudos sobre estresse traumático em nível global.
- Demonstrar uma compreensão das complexidades e dos desafios envolvidos na tradução dos resultados da pesquisa básica à pesquisa aplicada.
- Formular e implementar intervenções baseadas em evidências e melhores práticas para integrar a pesquisa científica à prática clínica.
- Conceber soluções inovadoras para preencher a lacuna entre as descobertas científicas, a prática clínica, bem como o desenvolvimento de políticas e iniciativas de saúde pública.